Astro
1º Semestre – Noturno – Turma: C
A.B.N.T
Hortolândia
2012
RA: 0050033065 – Ricardo dos Santos Ribeiro
A.B.N.T
Trabalho de Economia do Curso de Administração de Empresas da Faculdade UNIESP
Professora Especialista: Carla Câmara
Hortolândia
2012
SUMÁRIO
Introdução 4 História 5 Objectivos 7 Os principais objectivos do Fundo Monetário Internacional são: 7 Estrutura e Organização 8 Os membros e seus respectivos grupos são: 8 Quotas e Moeda 9 10 Maiores Quotistas 9 A importância na atribuição da quota de cada país advém de dois aspectos: 10 Formas de Financiamento 10 FMI em Portugal 12 Conclusão 14 Bibliografia 15
Introdução
O presente trabalho enquadra-se na unidade curricular de Política Económica, do segundo ano do curso de Gestão e Empresas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
É neste contexto, e de acordo com o programa, que vamos apresentar um dos temas debatidos no decurso das aulas – Fundo Monetário Internacional (FMI).
Em termos de Política Económica, este tem sido um tema bastante debatido, devido à crise económica internacional.
A polêmica de intervenção ou não deste organismo, do qual Portugal faz parte integrante, tem gerado divisão de opiniões entre os principais partidos políticos bem como de especialistas da área.
Ao longo do trabalho, iremos resumir um pouco a sua origem histórica, a sua estrutura e organização, bem como os seus objetivos e intervenções passadas.
História
Após a crise económica de 1929-1933 (teve origem na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque de 1929) e da II Grande Guerra apareceram, em grande número, países com as suas estruturas socioeconómicas degradadas. Com a crise económica instalada, esta provocou medidas e comportamentos, por parte dos governos, na política económica dos seus países, que vieram agravar ainda mais a situação ao invés de atenuar, como era o objetivo.
Umas das medidas adoptadas pelos países,