Fluxos de Gestão Financeira
Duração 25 horas
Formadora Mª da Luz Sant’Ana
Alunas Alexandra Diogo e Vanessa Oliveira
Índice
Introdução 3
Definição de Planeamento 4
Riscos Associados aos Produtos Financeiros 6
Diferentes Produtos financeiros 9
Gestão Previsional 13
Custo do Capital 14
Bibliografia 16
Conclusão 17
Introdução
O seguinte trabalho foi realizado com o intuito de poder ser avaliado posteriormente, visto que este se destina a avaliação da UFCD 0605, nomeadamente Fluxos de Gestão Financeira. Cujos temas abordados foram o Planeamento Financeiro, Riscos associados aos Produtos financeiros, Diferentes tipos de Produtos financeiros, Gestão Previsional, Custo do Capital.
Para tal iremos utilizar a pesquisa via Internet através de informações comparadas para ter a certeza da sua veracidade. Tentaremos dar igual atenção a todos os temas a bordar, destacando apenas os mais relevantes. Na avaliação de empresas é fundamental a estimativa dos fluxos de caixa previsionais pelo que as avaliações de empresas exigem sempre o recurso a técnicas de planeamento financeiro. Sendo assim, podemos dizer que Planeamento financeiro é um conjunto de técnicas que permitem à empresa identificar as suas necessidades de investimento ou Financiamento e decidir sobre a mais rentável, tendo também a particularidade de demonstrar o desempenho da Empresa assim como o dos seus colaboradores.
Definição de Planeamento
O Planeamento é um processo de gestão que diz respeito à formulação de objectivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
Existem três tipos de Planeamento, sendo que o primeiro é a curto prazo, o segundo a médio prazo e o terceiro a longo prazo.