Fluxograma processo
Disciplina: Introdução à Engenharia de Produção
Data: 21/08/2013
Como o Taylorismo e o Fordismo influenciaram o processo de produção e qual a sua ralação com a Engenharia de Produção?
Para entender a influência de Frederick W. Taylor (Taylorismo) e Henry Ford (Fordismo) no processo de produção e sua relação com a Engenharia de produção, antes de qualquer coisa, faz necessário conhecer suas teorias.
Frederick W. Taylor (1856-1915)
Engenheiro Americano, desenvolveu a teoria chamada Taylorismo criada a partir da observação dos trabalhadores nas indústrias.
Taylor constatou que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada, cada trabalhador desenvolveria uma atividade específica no sistema produtivo da indústria.
No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo premiados aqueles que se sobressaem. Evidentemente, isso provocava a exploração do proletário que tinha que “se virar” para cumprir o tempo cronometrado.
Henry Ford (1863-1947), Dono de indústria automobilística, o primeiro a por em pratica o Taylorismo na sua Fabrica “Ford Motor Company”, desenvolveu seu procedimento industrial baseado na linha de montagem para gerar uma grande produção que deveria ser consumida em massa.
A essência do Fordismo baseada na produção em massa era necessário consumo em massa. Outra ideologia particular é quanto aos trabalhadores que deveriam ganhar bem para consumir mais.
Principio Taylorismo
Principio Fordismo
Planejamento
Intensificação
Preparação dos trabalhos
Economia
Controle
Produtividade
Execução
Sistema Taylorismo
Sistema Fordismo
Racionalização da produção
Trabalho Dividido
Economia de Mão de obra
Trabalho Repetido
Aumento da produtividade do trabalho
Trabalho em cadeia
Corte de gestos desnecessários de energia e de comportamento supérfluos por parte do trabalhador