aves
As aves estão presentes em quase todos os ecossistemas do mundo, exceto nas profundezas marinhas e no centro da Antártida. Elas desempenham papeis importantes como polinização de flores e disseminação de sementes.
As penas são a característica mais marcantes das aves, nenhum outro grupo animal hoje vivo apresenta esta estrutura. As penas possibilitam o voo e contribuem também para a manutenção da temperatura interna corporal. Outras características importantes da classe aves são: grande desenvolvimento do sistema nervoso, membros anteriores transformados em asas, formato aerodinâmico, presença de bico e moela em vez de dentes, presença de ossos secos (pneumáticos), sistema de sacos aéreos conectados aos pulmões.
São animais homeotérmicos (capacidade de manter constante a temperatura do corpo) e endotérmicos (geram calor dentro de seus próprios corpos).
Diversidades:
A classificação e feita com base anatômica, em geral óssea.
O nome de todas as aves terminadas com o sufixo formes. Algumas ordens são bastante conhecidas, exemplos:
Galiformes: galinha, peru, codorna doméstica (geralmente usados na alimentação).
Anseriformes: patos, marrecos, gansos, etc.
Estrutura e fisiologia corporal
Revestimento:
A pele das aves possui penas e escamas anexas, como nos pés, por exemplo. Formadas principalmente pela proteína queratina, as penas são muito leves e também atuam como isolantes térmicos, pois são eficientes na conservação de calor. Além disso, a plumagem e um revestimento homogêneo e aerodinâmico, o que aumenta a eficiência do voo. A pena típica apresenta um eixo central (raque), com uma base oca chamada cálamo. Dos dois lados da raque saem as barbas (ramificações que formam a lamina da pena), de cada lado da barba saem bárbulas (filamentos com estruturas semelhantes e pequenos ganchos, que se prendem as bárbulas vizinhas). Essas estruturas fazem com que a pena seja resistente apesar de serem delicadas. A pele das aves, assim