Fluxograma do processo de industrialização da carne bovina para a produção de charque
DESCRITIVO
FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DA CARNE BOVINA PARA A PRODUÇÃO DE CHARQUE
CHARQUE BOI BRANCO
(W. CABRAL & CIA LTDA)
LOCAL DA ATIVIDADE: Rua 19 de Julho, nº 06, Setor 21 , Bairro Pato Macho, Marituba - PA
Matituba - PA
Março/2003
APRESENTAÇÃO
A empresa W. CABRAL & CIA LTDA, funcionará em um prédio já existente, com todas as instalações básicas implantadas, a respeito das quais submetemos à essa Secretaria Executiva de Agricultura, para análise e aprovação do SIE. Esse fluxograma tem como finalidade apresentar todos os caminhos do processo de industrialização da carne bovina para a produção de charque, desde a entrada do caminhão com a matéria prima (carne bovina) à saída do produto final (charque). Também será apresentado um croqui com todos os fluxos percorridos, através de mão-de-obra humana, desde a recepção da carne bovina, a desossa, a salga da carne, o tombamento, a secagem, embalagem, armazenamento e finalmente a expedição do charque.
PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DA CARNE BOVINA PARA A PRODUÇÃO DE CHARQUE
1. TRANSPORTE DA CARNE
A Carne será transportada em caminhão frigorífico apropriado para transporte de carne, refrigerado a uma temperatura mínima de 10º C.
2. ACESSO DO VEÍCULO QUE TRANSPORTA A CARNE À RECEPÇÃO
O Veículo terá um acesso por um portão com 5m de comprimento, com um acesso até a plataforma de recepção da carne, por um caminho onde a circulação do veículo não cruzará com a circulação de outras atividades, como colocação da carne no varal para secagem.
3. RECEPÇÃO DA CARNE
A recepção da carne será em uma plataforma de concreto com 1.70m de altura por 1.5m de espessura e 3m de comprimento.
4. ARMAZENAMENTO DA