fluxo e processamento de artigos
O processamento de artigos compreende a limpeza e a desinfecção e/ou esterilização de artigos. Esses processos devem seguir um fluxo de modo a evitar o cruzamento de artigos não processados (sujos) com artigos desinfetados ou esterilizados (limpos). Para facilitar a adequação dos procedimentos e orientar o processamento dos artigos, adota-se a classificação que leva em consideração o risco potencial de transmissão de infecção. Os artigos são classificados em críticos, semicríticos e não-críticos.
Para evitar o cruzamento de artigos temos um fluxo sendo este:
Artigo sujo>exposição ao agente de limpeza>enxague>secagem>barreira física>inspeção visual>preparo e embalagem>desinfecção/esterilização>armazenamento.
Limpeza de Artigos
A limpeza é caracterizada por uma remoção mecânica de sujidades, tendo como objetivo a redução da carga microbiana, a matéria orgânica e os contaminantes de natureza inorgânica, de modo a garantir o processo de desinfecção e esterilização e a manutenção da vida útil do artigo. Deve ser realizada em todo artigo exposto ao campo operatório. Deve ser feita utilizando-se os EPIs próprios para uso na sala de utilidades (luvas de borracha resistente e de cano longo, gorro, máscara, óculos de proteção, avental impermeável e calçados fechados).
O manuseio dos artigos deve ser realizado de forma cautelosa para evitar acidentes ocupacionais.
Os instrumentos que têm mais de uma parte devem ser desmontados; as pinças e. tesouras devem ser abertas, de modo a expor ao máximo suas reentrâncias.
A limpeza deve ser realizada imediatamente após o uso do artigo. Pode ser feita através da imersão em solução aquosa de detergente com pH neutro ou enzimático, utilizando uma cuba plástica, mantendo os artigos totalmente imersos para assegurar a limpeza adequada.
O preparo da solução e o tempo de permanência do material imerso devem seguir as orientações recomendadas pelo fabricante.
Podemos subdividir a limpeza em