Fluxo de processos
A contabilidade de custo é um conjunto de procedimentos empregados para a determinação do custo de um produto e das várias atividades relacionadas a sua fabricação e veda para auxiliar o planejamento e a mensuração de desempenho. Assim a contabilidade de custos, determina os custos por departamentos, por função, por centros de responsabilidades, por atividades, por produtos, por territórios, por períodos e por outros segmentos faz a estimação de custos, estabelece padrões, manipula custos históricos, compara custos de diferentes períodos, compara custos reais com custos calculados, determina custos de alternativas, interpreta e apresenta informações de custos como auxilio á gerência no controle de operações correntes e futuras.
Quais os principais objetivos básicos da Contabilidade de Custos.
a) Avaliação de estoques;
b) Atendimento das exigências fiscais;
c) Determinação do resultado;
d) Planejamento;
e) Formação do preço de venda;
f) Controle gerencial;
g) Avaliação de desempenho;
h) Controle operacional;
i) Análise de alternativas;
j) Estabelecimento de parâmetros;
k) Obtenção de dados para orçamentos;
l) Tomada de decisão.
2. Qual a relação entre os princípios da competência, prudência e uniformidade com a contabilidade de custos?
No princípio da competência: as receitas. As despesas e os custos devem ser reconhecidos na apuração do resultado do período a que pertencerem.
No princípio da prudência: pressupõe que na elaboração de demonstrações financeiras todas as despesas e prejuízos devem ser previstos e provisionados, mas as receitas nunca devem ser antecipadas antes que possam ser consideradas como realizadas.
No princípio da uniformidade: diz que os critérios aplicados num período, nos registros contábeis e nos levantamentos deles decorrentes, devem ser mantidos nos períodos subseqüentes.
3. A partir de que século a Contabilidade de Custos teve um grande desenvolvimento?
A partir do século XX,