FLUXO DE ENERGIA E CICLOS DE MATÉRIA
E
CICLOS DE MATÉRIA
INTRODUÇÃO
Em uma cadeia alimentar, os seres vivos e o meio ambiente transferem e trocam continuamente energia e matéria. Principal fonte de energia dos ecossistemas, a energia solar é captada pelos produtores (plantas) e, através da fotossíntese, é transformada em energia química. De acordo com a lei da termodinâmica, “A energia não pode ser criada nem destruída e sim transformada”, ou seja, a fotossíntese utiliza cerca de 1 a 2% da energia luminosa que chega a um ecossistema, sendo o suficiente para fornecer toneladas de matéria orgânica por ano.
FLUXOS DE ENERGIA E CICLO DE MATÉRIA
A biosfera é o conjunto de ecossistemas existentes no planeta Terra. Um ecossistema compreende os seres vivos e o ambiente, com suas características físico-químicas e as inter-relações entre seres vivos (fatores bióticos) e não vivos (fatores abióticos).
A transferência de energia entre os seres vivos quando estes se alimentam e servem de alimento para outros organismos forma uma cadeia alimentar . Em um ecossistema existem diversas cadeias alimentares, a relação entre estas é chamada de teia alimentar.
Quanto à sua posição na cadeia alimentar, os organismos podem ser classificados em:
1) Produtores são aqueles capazes de produzir o próprio alimento (autótrofos), seja por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese.
2) Consumidores são organismos heterótrofos, podem se alimentar diretamente dos produtores (consumidor primário) ou de outros consumidores (consumidor secundário, terciário, etc.).
3) Decompositores se alimentam de organismos mortos liberando a matéria orgânica de volta ao ambiente. Quando um organismo se alimenta do outro nas relações da cadeia alimentar, há transferência tanto de energia quanto de matéria .
Os principais produtores da Terra são os organismos fotossintetizantes.
A energia luminosa do Sol é fixada pelo autótrofo e transmitida, sob a forma de energia química,