Fluxo de Energia e Ciclo da matéria nos ecossistemas
Para que haja o funcionamento de um ecossistema, é extremamente necessário a presença da luz solar, para que assim os seres autotróficos produzam seu alimento através da fotossíntese, juntamente com a água e o gás carbônico, e mais adiante perceberemos de que forma um carnívoro, por exemplo, depende desse processo. Logo percebemos que o Sol é um dos principais responsáveis pela vida na Terra, o nosso organismo mesmo, necessita da luz solar para que produzamos a Vitamina D.
A luz solar captada pelos seres fotossintetizantes juntamente com a água, gás carbônico é transformada em substâncias orgânicas. É importante observar que as plantas também se servem dos sais minerais presentes no solo. A unidade básica que as plantas produzem é a glicose, mas produz ainda lipídios e proteínas e outras necessárias para seu desenvolvimento. O que era antes energia física agora está revertida para energia química, sendo que esta energia é reservada no amido que é a fonte energética da planta.
O ciclo desse fluxo de energia inicia-se na captação da energia luminosa pelos seres fotossintetizantes. Como já foi dito, a planta quando produz sua energia, armazena-a. Temos no ecossistema, o que chamamos de consumidores primários (herbívoros), são os seres que se alimentam das espécies fotossintetizantes, assim chamados, pois são os primeiros a consumir estes seres, tomando para si a energia química armazenada pelos mesmos, que são crucias para reações metabólicas em seus organismos.
Os carnívoros são consumidores secundários, alimentam-se dos seres primários. São chamados de consumidores, pois se alimentam de matéria orgânica,