Fluxo de caixa para micro empresas
A contabilidade vem prestando um serviço de fundamental importância para as sociedades e as nações, em diferentes organizações econômicas. Essas ações agem como ferramenta e instrumento de gestão e de controle, para um melhor acompanhando das constantes mudanças da economia mundial. A contabilidade brasileira vem se desenvolvendo e seguindo normas internacionais. Esse desenvolvimento se deu para melhor adequação da economia no processo de globalização. Desenvolvendo assim, mecanismo de superação das dificuldades financeiras.
Com a ajuda da contabilidade, as empresas planejam melhor suas estratégias, utilizando vantagens competitivas para ganhar espaço, se colocando em posições muitas vezes de ataque, planejando assim, suas defesas financeiras, para melhor alcançar objetivos e gerando valor a sua entidade.
As finanças têm assumido nas empresas da atualidade um papel crucial. Com a necessidade de administrar cada vez melhor seus negócios e diagnosticar seus recursos é que se viu a necessidade de implantar em tempo cada vez menor alternativas para analisar possíveis problemas.
Esses problemas são decorrência de suas próprias ações, pois as empresas buscam lucros e retornos acima da média. Esses ganhos acima da média são superiores aos que os investidores esperariam obter e com isso colocam sua empresa em constante risco.
A administração dessa empresa que vive se arriscando, busca encontrar meios para alcançar metas de curto, médio e longo prazo, em um ambiente competitivo e volátil, e administrar negócios requer competência, com isso se destacam os conhecimentos técnicos e gerenciais feitos pela alta direção da empresa em diversos níveis.
O fluxo de caixa veio para ajudar a por fim em uma busca excessiva por um sistema que lhe permite enxergar a realidade financeira da empresa. E como pano de fundo dessas decisões está a quantidade de informação primária. Boas informações são fundamentais para todas as áreas funcionais, e notadamente