fluxo caixa
É muito importante lembrar que o empreendedor não deve, em momento algum, misturar o dinheiro do seu salão com as finanças pessoais, já que esta é uma das maiores causas da mortalidade de qualquer negócio.
Uma ótima dica para gerenciar da melhor forma as finanças do seu negócio é fazer a taxa Interna de Retorno (TIR), uma fórmula matemática-financeira usada para os cálculos da taxa de desconto que teria certo fluxo de caixa para dessa forma igualar a zero seu Valor Presente Líquido. Ou seja, seria uma taxa de retorno do investimento em questão.
Para exemplificar o quadro, basta pensar em um projeto que teve um investimento inicial de R$20 mil reais e depois geraram R$10 mil reais de lucro nos meses seguintes. Para calcular o TIR é só selecionar a célula na qual você deseja conferir o resultado e optar pela fórmula TIR e escolher as células do fluxo de caixa pretendido.
Assim como em todas as áreas, saber negociar os descontos com os seus fornecedores também é um item fundamental na gestão financeira do seu negócio de beleza. Ao conseguir os descontos, você poderá obter uma economia que poderá ser usada para outras coisas, como por exemplo, estrutura do seu salão ou pagamento de contas. Qualquer dinheiro economizado sempre é bem-vindo para a saúde financeira de sua empresa.
Portanto, é fundamental saber gerenciar da melhor forma o seu negócio, mesmo que necessite de um profissional para isso. Os primeiros anos de um negócio são cruciais e, por isso, é essencial o conhecimento das finanças para lucrar com o seu salão de beleza.
- See more at: