fluidos
Os túneis de vento não são nenhuma novidade. Eles começaram a ser usados no final do século 19 para medir o fluxo de ar em muitas experiências com os primeiros aviões. Até os irmãos Wright (em inglês) tinham um. Depois da Segunda Guerra Mundial, engenheiros ligados a competições automobilísticas começaram a usar túneis de vento, em busca de uma vantagem em relação aos concorrentes, medindo a eficiência dos dispositivos aerodinâmicos de seus carros. Mais tarde essa tecnologia passou a ser empregada em carros de passageiros e de carga.
1936
Primeiro túnel supersônico
Peenenemunde http://www.ebah.pt/content/ABAAAe6OsAH/tuneis-vento-trabalho (quadro)
tuneis de Vento Supersônicos:
Velocidade do ar na seção de teste do túnel de vento como pode ser até Mach 5. Isso é feito usando bocais divergentes. Os requisitos de energia para os túneis de vento, tais são muito elevados.
A relação da velocidade do ar com a velocidade do som é chamado de número de Mach.
A indústria aerodinâmica usa estes túneis de vento para testar modelos de aviões propostos. No túnel, o engenheiro pode controlar cuidadosamente o fluxo condições que afetam as forças no avião. Ao fazer medições precisas das forças sobre o modelo, o engenheiro pode prever as forças da aeronave. Usando técnicas especiais de diagnóstico, o engenheiro pode entender melhor e melhorar o desempenho da aeronave. Para fluxos transônicos e supersônicos, os efeitos da compressibilidade devem ser considerados. Para fluxos supersônicos, devemos fazer considerações adicionais para o estado químico do gás.
Túneis de vento são muito utilizados em laboratórios de modelos físicos para a determinação de parâmetros nos projetos de aviões, automóveis, cápsulas espaciais, edifícios, pontes, antenas e outras estruturas de construções civis.
Pode ser um carro, um avião ou qualquer outra coisa cuja resistência ao ar os engenheiros precisem medir. Numa sala anexa ao túnel os engenheiro estudam como o