resumo artigo contabilidade gerencial
A contabilidade gerencial historicamente é a forma de apresentação das informações contábeis da contabilidade tradicional aos gestores no processo de decisões de outra visão. A evolução do mercado e dos negócios, e uma gestão vêm tornando-se elemento fundamental para a organização. Como também a necessidade de implementação e manutenção de Governança Corporativa, ajudando no processo decisório adotado pela administração das sociedades e o relacionamento com os seus diversos usuários (stakeholders). As normas internacionais de contabilidade aumentaram o nível de responsabilidade das empresas, mudando os processos de gestão organizacional. Tornando a contabilidade financeira mais prospectiva e subjetiva, se aproximando da contabilidade gerencial no processo de gestão de negócios. Surge uma oportunidade de maior inserção do profissional contábil no processo decisório das organizações. Contadores estão sendo exigidos a aumentar suas habilidades para as novas demandas desse novo ambiente. A partir das mudanças da contabilidade surge um quadro geral de avaliação do desempenho, que permite projeções e simulações de cenários futuros, dando lugar à exploração de oportunidades e ao gerenciamento de riscos.
Historicamente a administração das organizações vê a contabilidade como método de minimizar o grau de exposição tributaria o que é desfavorável para a figura do contador. As decisões empresariais precisam de informações pertinentes e relevantes para lhes fundamentar e orientar. Caso o contador não estiver preparado ou não se interessar para lhes fornecer as informações, abrem margem a outros profissionais.
Pesquisas sobre o perfil do profissional contábil apontam a necessidade de mudança de perfil e também apontam que, o profissional contábil tem condições de manter adequado nível de comunicação e de capacidade na tradução de informações complexas em conhecimento critico. O futuro da contabilidade