Fluidos usados na hidraulica
Introdução
Fluido hidráulico, são um grande grupo de fluidos usados como o meio de transmissão de energia em maquinário hidráulico, sendo qualquer equipamento ou dispositivos que possuam um sistema hidráulico de transmissão de energia e força. Estes equipamentos incluem freios, direção assistida, transmissões em escavadeiras e retroescavadeiras, caminhões de lixo, empilhadeiras, etc. Sistemas hidráulicos são também comuns em sistemas de controle hidráulico de aeronaves.
Existem diversos tipos de fluidos utilizados em sistemas hidráulicos. As principais características, aplicações e efeitos na operação hidráulica dos sistemas, são dadas a seguir:
1. Tipos de Fluidos Hidráulicos
1.a) Água- é o mais barato e disponível dos fluidos hidráulicos. É um excelente fluido quanto à transmissão de energia (elevado coeficiente volumétrico), com um alto poder refrigerante. É inerte quimicamente compatível com quase todos os materiais dos retentores, além se ser absolutamente não inflável.
Principais inconvenientes da água:
1) Não possui características lubrificantes; 2) Provoca a corrosão dos componentes e das tubulações; 3) Tem uma viscosidade muito baixa, dificultando a estanqueidade e reduzindo o rendimento do sistema; 4) Possui um ponto de congelamento elevado (0ºC), podendo causar danos consideráveis no caso de congelamento, devido a dilatação do fluido no sistema; 5) Possui baixo ponto de ebulição, limitando a faixa de operação.
Os inconvenientes citados nos itens 1,2 e 3 podem ser compensados através de aditivos, embora não se deva considerar a água um fluido adequado para os sistemas hidráulicos atuais, salvo para os casos excepcionais citados e para os especialmente projetados e construídos para seu uso, tanto pelos seus inconvenientes próprios como pelo menor rendimento obtido em comparação com outros tipos de fluidos hidráulicos.
1.b) Óleos Minerais- à base de petróleo são os mais utilizados em circuitos hidráulicos. Normalmente