Apostila de Hidráulica
APOSTILA DE HIDRÁULICA- 2º BIMESTRE 2003
HIDRÁULICA: é uma ciência baseada nas características físicas dos líquidos em repouso e em movimento. Potência hidráulica é aquela fase da hidráulica que se refere ao uso dos líquidos para transferir potência de um local para outro. Portanto, é essencial para o estudo dos princípios de potência hidráulica, compreender o conceito de potência e fatores relacionados.
POTÊNCIA: é a medida de uma força que se move por uma determinada distância a uma dada velocidade. Para compreender esta afirmação, precisamos definir força.
FORÇA: qualquer causa que tende a produzir ou modificar movimentos. Devido à inércia, um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, até ser atuado por uma força externa. A resistência à mudança de velocidade depende do peso do objeto e da fricção entre as superfícies de contato. Se quisermos movimentar um objeto, como a cabeça de uma máquina-ferramenta (torno), devemos aplicar-lhe uma força. A quantidade de força dependerá da inércia do objeto. A força pode ser expressa em qualquer das unidades de medida de peso (comumente expressa em quilos ou libras).
MULTIPLICADOR DE PRESSÃO: temos um cilindro hidráulico especial, pistão de atuação dupla, com diferentes áreas e interligados por uma haste interna, para transmitir a força gerada pela pressão. Inicialmente aplica-se 10 PSI no pistão de área 20 polegadas quadradas, que vai fazer uma força de 200 libras na haste interna. A força gerada vai atuar no pistão de área 5 polegadas quadradas e gerar uma pressão de 40 PSI no conjunto menor. Temos então um aumento de pressão de 10 para 40 PSI no sistema. Nota: quanto maior for a diferença entre as áreas dos pistões, maior será a multiplicação da pressão.
PRESSÃO: é uma quantidade de força aplicada numa unidade de área. P=F/A. Os sistemas hidráulicos e pneumáticos têm como medida de pressão