fluidos refrigerantes
1 - considerações iniciais
1.1 - refrigerantes primários
1.2 Refrigerantes secundários
2– Refrigerantes primários 2.1 – Compostos halocarbônicos 2.2 – compostos inorgânicos 2.3 – Hidrocarbonetos 2.4 - azeotropos
3 – Comparação termodinâmica de alguns refrigeratntes
4 – Comparação físico e química
5 – Condutibilidade térmica e viscosidade dos refrigerantes
6 – Depleão de Ozônio 6.1 - Histórico 6.2 – Protocolo de Montreal
7 – Resumo das principais aplicações
8 – Caso particular 8.1 - introdução 8.2 – Opções para ar condicionado 8.3 – desempenho do ciclo e eficiência do sistema 8.4 – Segurança e inflamabilidade 8.5 – Implicaçóes de custo
9 - Conclusão
1-Consederações iniciais Existem dois tipos de fluidos refrigerantes os primários e os secundários, destinaremos uma maior atenção aos primários já que estes são utilizados em sistemas de compressão de vapor.
1.1-Refrigerantes primários - São aqueles usados em sistemas de compressão de vapor. 1.2-Refrigerantes secundários – São líquidos usados para transportar energia térmica a baixa temperatura de um local para outro, conhecidos como anticongelantes ou salmouras. Os sistemas de absorlçao utilizam suas substâncias que formam a combinação de refrigerantes.
2- Refrigerantes Primários 2.1 Compostos Halocarbônicos – Os grupos halocarbônicos incluem refrigeranres que contêm um ou mais dos seguintes halogenos: cloro, flúor e bromo. O sistema de enumeração no grupo halocarbônico segue o seguinte padrão: o primeiro dígito a direita é o número de átomos de flúor no composto; o segundo dígito da direita para a esquerda é o número de átomos de hidrogênio adicionado de um; e o terceiro dígito da direita para a equerda é o número de átomos de carbono subtraído de um. Quando o terceiro dígito é zero, ele é omitido.
Tabela com designações numéricas, nomes químicos e fórmulas de alguns membros.
2.2 Compostos Inorgânicos – Muitos dos primeiros