voce pode tudo
2. RESUMO: Relatório baseado em duas aulas práticas (dia 24 de Março e dia 05 de Maio de 2014). Foram visitadas e ouvidas as mães de recem-nascidos em UTI neonatal e tomado conhecimento de suas difíceis experiências enfrentando a delicada situação de ter seus bebes internados, alguns entre a vida e a morte.
3. OBJETIVOS: Ajudar as mães de UTI a expressar suas experiências, como medo, fragilidade, sentimento de impotência, insegurança, entre outros a compreender seus sentimentos e tomar conhecimento que outras mães partilham de suas idéias e temores.
4. INTRODUÇÃO: Quando os pais se veêm impossibilitados de levar pra casa seu bebe tão amado e esperado, como sempre sonharam, se deparam como uma situação difícil e perturbadora. Sobrecai sobre essa mãe um grande sentimento de culpa e frustração. Ansiedade, desamparo, angústia e depressão são emoções experimentadas durante o tempo de internação do bebe.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
No primeiro encontro realizado com as mães, foram ouvidos relatos de três mães.
A primeira mãe descreveu como era doloroso ter que sair do hospital todos os dias sem poder levar seu bebe para casa, ter que sair do hospital sem ter a absoluta certeza que tudo ficaria bem com seu bebê até seu retorno no dia seguinte. Comentou que enfrentava também a dificuldade de amamentar seu bebe. Enfatizou que ter seu marido ao lado dando apoio a ajudava muito a se mater forte e enfrentar o dia-a-dia. A segunda mãe ouvida se mostrou bem mais confiante, mesmo sendo claro que a situação de seu bebe era crítica, porém estável. Esta comentou que sabia que sairia dali com seu filho nos braços o mais breve possível e que eles superariam todos aqueles dias de internação.
A terceira mãe que compartilhou sua experiência se chama Pâmela. Ela disse que compartilhava com tudo que as mães anteriores haviam dito, mas se emocionou muito falando de como sua gravidez havia sido um período difícil, pois o pai do bebe