fluconazol
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE FARMÁCIA
Aloísio
Jackeline dos Santos Rangel
Jhander
Rhuan
Fluconazol
SÃO GONÇALO
2014
Aloísio
Jackeline dos Santos Rangel
Jhander
Rhuan
FLUCONAZOL
Projeto apresentado à Disciplina de Controle de qualidade microbiológico e físico-químico do curso de Farmácia da
Universidade Salgado de Oliveira –UNIVERSO, como parte dos requisitos para conclusão do curso
Orientadora: Profª Maria Cristina
SÃO GONÇALO
2014
Introdução
Fluconazol é o antimicótico de escolha no tratamento das infecções por Candidaalbicans ou Cryptococcus. Em relação às outras espécies de Candida, como a C. glabrata e a C. krusei, o fluconazol tem uma ação menos efetiva, não devendo ser a primeira escolha para o tratamento destes fungos.
Fluconazol é um antifúngico já existente no mercado há muitos anos. Você pode adquiri-lo também sob a forma genérica ou pelo seu nome de origem.
Não é preciso estar em jejum para tomar o fluconazol. A absorção da droga não é afetada pela ingestão concomitante de alimentos.
As diversas formas de candidíase podem ser tratadas com fluconazol. A forma seja ela comprimidos ou via intravenosa depende da gravidade da candidíase.
Fluconazol
Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999
APRESENTAÇÕES
Cápsulas de 150mg: embalagens com 1 ou 2 cápsulas.
Solução diluída para infusão intravenosa pronta para uso: bolsa plástica contendo 2 mg/mL (0,2%) de fluconazol (100 mL de solução diluída equivalente a 200 mg de fluconazol), e bolsa plástica flexível em polipropileno no volume de 100 mL.
USO ORAL/ Infusão Intravenosa
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO
Cada cápsula contém: fluconazol....................................................................150mg excipientes q.s.p...........................................................1 cápsula
(amido,