Alfabetização e Letramento
Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias (Soares 2004).
Segundo Soares, podemos compreender o letrar como direcionar a criança as praticas sociais de leitura e escrita, inseri-la no campo das letras, é fazer com que a criança tome gosto pelo habito de ler e o alfabetizar como inserir a criança para a pratica da leitura, ou seja, fazer com que se aprenda a let, mas isso não se engloba na pratica de criar o habito da leitura, pois como sabemos, há muitos que sabem ler porem não tomam gosto pelo habito de ler. Nisso concluímos que não basta alfabetizar a criança, mas é preciso letra-la, fazer com que a criança crie vínculos, gosto,relações praticas com a leitura detro de seu próprio contexto social.
De acordo com os Parâmetros Curriculares, o ensino da linguagem deve ser direcionado em três fundamentos: a leitura, compreensão, e a produção, e para que a alfabetização e o letramento tomem parte do ensino da língua no contexto social é preciso que se alfabetize letrando. Ambas as praticas, uma depende da outra. Só é capaz de letrar quando se é alfabetizado, e é preciso que alfabetizado a partir da criança esteja no continuo exercício do letramento. Vale ressaltar que essa comunhão entre alfabetização e letramento deve ser desenvolvido em contexto social, quer seja dentro da escola no auxilio dos professores por excelência, mas também no contexto social, de forma particular