Flu Dos Refrigerantes
PAULA SOUZA
Faculdade de Tecnologia Mogi Mirim
VENTILAÇÃO E REFRIGERAÇÃO
FLUÍDOS TÉRMICOS
Nome: Carlos Alexandre Alves Candido RA: 122948
FATEC – MOGI MIRIM
2013
RESUMO
O presente trabalho visa realizar um estudo complementar a disciplina de Ventilação e Refrigeração sobre Fluídos Térmicos.
Será abordado o conceito sobre os Fluídos Térmicos assim como suas características, quais os Fluídos existentes, quais suas propriedades, etc.
Sumário
1. Introdução 4 2. Classificação dos Fluídos Refrigerantes 4 3. Tipos de Fluídos Refrigerantes 7 3.1. Fluídos Alternativos Substitutos 8 4. Propriedades dos Fluídos Refrigerantes 9 5. Aspectos Característicos dos Fluídos Refrigerantes 10 6. Conclusão 11 7. Bibliografia 12
1. Introdução
Fluídos refrigerantes são substâncias empregadas como veículos térmicos na realização dos ciclos de refrigeração. Em ciclos de compressão a vapor, o refrigerante é o fluido de trabalho que alternadamente vaporiza e condensa quando absorve e libera energia térmica. Um refrigerante satisfatório deveria possuir certas propriedades químicas, físicas e termodinâmicas que faz o seu uso seguro e econômico, no entanto, não existe um refrigerante ideal. As largas diferenças entre as condições operacionais e as exigências das várias aplicações fazem com que o refrigerante ideal seja uma meta impossível de se alcançar. Então, um refrigerante só se aproxima das condições ideais somente quando suas propriedades satisfazem as condições e exigências de uma determinada aplicação (SILVA, 2003).
Não há um fluido refrigerante que reúna todas as propriedades desejáveis, de modo que, um refrigerante considerado bom para ser aplicado em determinado tipo de instalação frigorífica nem sempre é recomendado para ser utilizado em outra. O bom refrigerante é aquele que reúne o maior número possível de boas qualidades, relativamente a um determinado