Florestas de mares de morros
Esse domínio compreende a região da floresta tropical, Mata Atlântica ou mata de encosta, caracterizada pela presença de uma grande variedade de espécies, a planície litorânea, largamente devastada, onde ainda se destacam as dunas, os mangues e as praias, e serras elevadas, como a Serra do Mar, a Serra do Espinhaço e a Serra da Mantiqueira.
Dominio
Os Mares de Morros possuem este nome em função do relevo ondulado que predomina nas regiões costeiras do Brasil. Encontramos este domínio dês do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, passando por regiões mais interiores de São Paulo e Minas Gerais. Toda a região da Serra do Mar brasileira se encontra neste domínio e é nele que está situada a Mata Atlântica, ou Floresta Pluvial Atlântica. Estes possuem uma alta biodiversidade, em função das características da Floresta Ombrólia Densa, que é o ecossistema dominante neste domínio. Vale lembrar que temos outros ecossistemas associados aos Mares de Morros, como os Campos de Altitude, os Mangues e as Restingas. O clima é Tropical Litorâneo Umido, e possui a principal característica da elevada taxa de pluviosidade ao longo do ano, em função da proximidade com o oceano Atlântico e por ser um relevo acidentado, é comum a ocorrência das chuvas orogênicas. Este domínio é o mais impactado de todos, pois foi o primeiro a ser devastado, já pelos Portugueses nas primeiras épocas do Brasil Colônia, como a exploração do Pau-Brasil. Posteriormente, este dompinio precensiou diversos ciclos econômicos, como a Cana de Açúcar e o Café. Hoje em dia mais de 90% da população brasileira vive nos Mares de Morros, e em poucos locais a Mata Atlântica é encontrada conservada.
Cerrado É a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total.Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas: