Florestas amazonicas
Viajando pela floresta encontramos grandes ecossistemas tropicais com características diversas, além de um relevo variado, antigo e um clima quente/úmido que caracteriza o ambiente amazônico. Presenciamos também uma diversidade de povos que sobrevivem da floresta. Ela é dividida em: floresta montanhosa andina, floresta fluvial alagada e a floresta de terra firme, sendo que as duas últimas fazem parte do território brasileiro.
A ameaça da ação humana com a devastação, os crimes ambientais, os produtos de exploração, a extinção de animais, a biopirataria, entre outros, tem sido foco para a preservação do ecossistema. Atualmente, os grandes problemas encontrados na Floresta Amazônica são o desmatamento, a má administração dos seus recursos e a necessidade do homem pela constante procura de materiais e alimentos.
Milhares de internautas estão em defesa da Amazônia, protestando contra a destruição do bioma e mostrando a preocupação com a proteção e preservação da floresta.
Origem do Nome Amazônia
O nome que originou a Floresta Amazônica surgiu com os antigos habitantes e por meio das expedições europeias. Um dos primeiros exploradores espanhois Francisco de Orellana, em 1542, relatou um ataque a sua expedição por mulheres nuas que usavam arco e flecha, no rio Amazonas.
Orellana passou a chamá-las de amazonas. Na mitologia grega, as amazonas tinham o hábito de cortar os seios para melhor manejo de suas armas. Amazona, em grego, significa sem seio. Essas mulheres não aceitavam homens em suas tribos. Assim, por causa da sua crença nos