floresta
As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu habitat é destruído, os animais morrem) e a perda de biodiversidade.
Assim, é de suma importância para as nossas vidas e para a vida dos nossos descendentes, que tenhamos a consciência da conservação das nossas florestas. Podemos fazer isso, praticando a proteção e reabilitando o que está degradado em todo o planeta.
Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, em termos de diversidade biológica, o Brasil tem uma situação ímpar no mundo. Calcula-se que cerca de um terço da biodiversidade mundial esteja em nosso país, em ecossistemas únicos como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, os cerrados, áreas úmidas e ambientes marinhos, entre outros.
Só a Amazônia, o maior dos biomas (bioma é o conjunto dos seres vivos de determinada área) da América do Sul, representa a metade das florestas tropicais do mundo, com valores altíssimos em termos de biodiversidade, além do enorme potencial genético.
Existem algumas ações individuais que nós mesmos podemos adotar para ajudar a preservar as florestas. Ao adentrá-las:
- Não fumar ou acender fogo de qualquer natureza.
- Não cortar árvores ou plantas
- Não eliminar animais de nenhuma espécie
- Ao perceber a presença de incêndios e queimadas, avisar imediatamente os órgãos públicos competentes
As organizações também têm um papel fundamental na preservação das florestas,