Floresta Pluvial Tropical e Subtropical
Floresta Pluvial Tropical - A floresta pluvial tropical, também chamada de floresta ombrófila, é um bioma com vegetação de folhas largas e perenes. É o mais complexo bioma da Terra tanto em estrutura quanto em biodiversidade. Floresta Pluvial Subtropical - A floresta pluvial subtropical, formam-se florestas acicufoliadas, como a Mata de Araucárias.
Característica da Floresta Pluvial Tropical: A Floresta Pluvial Subtropical se localiza nas regiões tropicais do globo, onde o clima é quente (média de 270C) e com chuvas frequentes e abundantes, o que justifica o nome floresta pluvial tropical.
Característica da Floresta Pluvial Subtropical: Já nas regiões subtropicais com verões quentes e invernos amenos, põem com elevados índices pluviométricos.
Quais os impactos nessa formação vegetal? A extinção de algumas espécies da fauna e da flora, reduzem a região de ocupação desse bioma e também são favoráveis ao clima. Quais os impactos que essa formação vem sofrendo? Um dos mais lesivos impactos ambientais é a devastação das floretas, sobretudo as tropicais, as mais ricas em biodiversidade. Essa devastação, ocorre por fatores econômicos (extração de madeira, projetos agropecuários, projetos de mineração, instalação e expansão de garimpos, usinas hidrelétricas e outros).
Florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas, também conhecidas como florestas tropicais pluviais, são um biomatropical e subtropical.
As florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas são encontradas em um cinturão em torno do equador e nos subtrópicos úmidos; caracterizam-se por climas quentes, úmidos e com alta taxa de pluviosidade.
As regiões tropicais e subtropicais com baixa pluviosidade ou estações úmida e seca distintas abrigam florestas tropicais e subtropicais secas de folhas largas e florestas tropicais e subtropicais de coníferas. As florestas pluviais temperadas