Climas e biomas
Introdução
Vivemos em um planeta que está passando por um período de catástrofes e a população, o principal responsável por essas ocorrências, não está nem se importando. Graças a isso, o clima e os biomas são os sistemas que mais tornam prejudicados, causando cada vez mais alterações ambientais. Vejamos a seguir, o que é o clima e os biomas na nossa vida e espero que este aprendizado adquirido nesta leitura sirva para que você torne uma pessoa mais ciente do que é vida.
Clima
A população em geral tem um costume de se confundir com a utilização correta das palavras “clima” e “tempo”. Tempo é utilizado em momentos do dia ao querer saber das condições momentâneas da atmosfera. Já clima é o contrário; é algo duradouro, simplesmente é uma sucessão habitual de tempos (conjunto de tempos) “num determinado lugar da superfície terrestre”. Os entendedores do assunto descobriram que existem vários climas no mundo. Eles tiveram esse objetivo conquistado através da percepção e da observação dos lugares apresentavam um conjunto distinto de fatores climáticos (são características que informam um determinado clima para aquele ambiente) como: latitude, altitude, massas de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização. A participação destes é de fundamental importância para o comportamento da temperatura, pressão atmosférica e da umidade, os quais são os atributos climáticos.
Fatores climáticos
Veja abaixo quais são os fatores climáticos: Latitude: quanto maior a latitude, ou seja, mais distante da linha do Equador, as temperaturas médias são menores. Dessa forma, este fator se torna o principal na diferenciação das zonas climáticas (polar, temperada e tropical), mas em cada zona citada encontramos diferentes tipos de clima por estar associado a outros fatores climáticos. Altitude: quanto maior a altitude, menor a temperatura. Isso se justifica devido apresentar um ar mais rarefeito, que diminui a retenção de