Barroco
Professor Cesar Mota
O Barroco nasceu na Itália, na passagem do século XVI para o século XVII, em meio a uma das maiores crises espirituais que a Europa já enfrentara, a Reforma Protestante.
As estruturas monumentais erguidas durante o Barroco, como os palácios e os grandes teatros e igrejas buscavam criar um impacto de natureza espetacular e exuberante, este movimento chegou a Portugal e de lá para a sua colônia na América.
A história do Barroco no Brasil.
O Renascimento e o seu desmembramento, o Humanismo entre 1580 a 1756. Este movimento é tido com parte da estratégia da igreja Católica de renovação da vida espiritual da igreja, que tenta recupera o espaço perdido com a reforma protestante.
Na arte surgi o resgate da espiritualidade da idade média, sua característica marcante é o contraste e o aspecto cênico em exaltação ao sentimento.
A religiosidade é expressa de forma dramática intensa, procurando devolver emocionalmente as pessoas.
O Barroco apareceu no Brasil quando já se tinha passado cerca de 100 anos da presença colonizadora no território, que foi introduzido pelos jesuítas. Tratava de um movimento apenas destinado a catequização, a partir do século XVII o Barroco passa a se expandir para os centros de produção de açucareira. Assim a função da igreja era ensinar o caminho da religiosidade e da moral a uma população que vivia desregradamente.
A vida social no país era organizada em função de pequenos núcleos econômicos, não existindo efetivamente o público leitor para as obras literárias, o que só viria ocorrer no século XIX, por esse motivo fala-se apenas em autores brasileiros com características barrocas influenciadas por muitos estrangeiros.
O barroco no Brasil apresenta duas grandes vertentes:
Barroco Literário e arquitetônico - Século XVII
Barroco Tardio – Século XVIII.