Floresta ombrofila mista
Seminário Floresta Ombrófila Mista
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA FLORESTAL
2010
Introdução:
A Floresta Ombrófila Mista ou floresta de araucária é um dos mais exuberantes ecossistemas do Brasil, está situada no Sul do país região de clima propicio para este tipo de floresta e tem como símbolo a Araucária angustifólia ou Pinheiro do Paraná.
Apesar de toda a riqueza e biodiversidade essa floresta não foi respeitada na colonização das terras sulistas e hoje em dia no Paraná restam apenas 23% (de acordo com a revista Super Interessante) da área original.
As poucas áreas que restaram são pequenas e dispersas tornando difícil a recuperação e proliferação das espécies de plantas e animais nativos.
Região de ocorrência:
No Brasil este tipo de floresta ocorre principalmente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, região onde o clima é mais frio e normalmente possui altitudes elevadas, relevo e clima propícios para esse tipo de floresta.
Características climáticas:
È um ecossistema com chuva o ano todo, já que a região tem um clima temperado e sem um período de seca definido, as estações são bem definidas, no inverno predomina o frio e muitas geadas, e no verão o clima é razoavelmente quente. As temperaturas variam de 30ºC no verão até graus negativos no inverno.
Relevo e Tipos de solo:
È um tipo de vegetação do planalto meridional com grandes campos que recobre a maior parte do território da região Sul do Brasil, variando o tipo de solo basicamente entre arenito e basalto (este mais presente na região oeste e norte do Paraná). Esta floresta prefere solos argilosos, ricos em matéria orgânica e bem drenados e esta localizada em uma região com um dos melhores solos do Brasil o basalto(terra roxa) que é formado por terrenos sedimentares, recobertos em alguns locais por derrames de lavas basálticas.
Fauna:
Muito