floresta de araucarias
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Paraná
Existem alguns lugares especiais como as regiões altas de Minas Gerais e São Paulo onde o clima favorece o surgimento de tal floresta, mas em menor escala comparada à região sul.
Fitofisionomia – trata-se de uma formação fechada e densa, com grande quantidade de arvores, as arvores são altas , possuindo em media, de 20 a 30 metros de altura
Clima - As florestas de Araucárias situam-se na região onde o clima predominante é o subtropical, onde os invernos são rigorosos e os verões são quentes, fazendo com que as araucárias produzam uma cobertura vegetal. As temperaturas desse clima variam entre 30°C a temperaturas abaixo de zero.
Solo- Na floresta de Araucária o solo não é um fator primordialmente limitante, pois esta ocorre nos mais variados tipos de solos. Geralmente a quantidade de húmus no solo é muito grande. A araucária tem preferência por lençóis freáticos pouco profundos.
Fauna - Em relação a fauna é um dos mais ricos em biodiversidade, contando com indivíduos raros, endêmicos e espécies migratórias.
Sendo os animais em extinção
A onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários sagüis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê, e o tamanduá.
Entre as aves destacam-se o jacu, o macuco, a jacutinga, o tiê-sangue, a araponga, o sanhaço, numerosos beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos.
Flora- No Brasil encontra-se como principal espécie a do Pinheiro-do-Paraná
A Floresta com Araucária também apresenta em sua composição florísticas espécies de lauráceas como a imbuia, o sassafrás, além de diversas espécies conhecidas por canelas. Merecem destaque também a erva-mate e a caúna. Diversas espécies de leguminosas (jacarandá, caviúna e monjoleiro) e mirtáceas (sete-capotes, guabiroba, pitanga) também são abundantes na