riscos da amonia
O QUE É AMÔNIA?
A amônia é um gás incolor, bastante tóxico, que se dissolve bem na água. Uma vez em meio aquoso, a amônia forma o hidróxido de amônio (NH4OH):
O NH3 pode ser preparado em laboratório aquecendo-se um sal de amônio com hidróxido de sódio (NaOH). Na verdade, é um teste comum para identificação de compostos de NH4+ (amônio):
Diferentes aplicações
A produção mundial de amônia é praticamente feita por meio da reação entre os gases N2 e H2, pelo processo denominado Haber-Bosch:
Esta reação deve ocorrer em condições de pressão e temperatura ideais. Essas condições são favorecidas por meio do processo Haber-Bosch, para que se consiga obter um maior rendimento na produção da amônia.
A amônia serve de matéria-prima para um número elevado de aplicações. Ela é utilizada na fabricação de fertilizantes agrícolas, fibras e plásticos, de produtos de limpeza, de explosivos, etc.
Entre tantos empregos, podemos destacar: o Manufatura de ácido nítrico, explosivos, fibras sintéticas e material para refrigeração. o Manufatura de explosivos. o Na refrigeração de sistemas de compressão e absorção. o Extração de certos metais como cobre, níquel e molibdênio de seus minérios. o Controle de PH. o Inibidor de corrosão nas refinarias de petróleo e plantas de gás natural. o Na indústria da borracha para estabilização do látex natural e sintético. o Combinado com cloro para purificação de água de abastecimento doméstico e industrial. o Manufatura de farmacêuticos, loções, cosméticos, substâncias usadas na limpeza dentária, amônia para uso doméstico, detergentes e material de limpeza. o Na indústria de fertilizantes