Floresta boreal
Também conhecida como Floresta de Coníferas, ou Floresta Boreal, a Taiga perfaz uma faixa que abrange a Ásia,América do Norte e Europa e está limitada ao norte com a Tundra, e ao sul com a Floresta Temperada.
A vegetação da taiga apresenta uma boa adaptação ao clima extremamente frio dessas regiões.
Espécies como as coníferas e pinheiros possuem suas folhas com superfícies pequenas para reduzir o processo de evapotranspiração uma vez que a água é escassa, pois a que está presente no solo está congelada. O formato cônico (pinheiros, por exemplo) das copas ajuda a evitar o acúmulo de neve. E as folhas são revestidas por uma espécie de resina que evita que as folhas congelem e facilita o retorno ao processo de fotossíntese logo que se inicia o verão. Outras árvores típicas dessa região são os abetos, espruces e larícios.
Os extratos arbustivos e herbáceos quase não se desenvolvem nesse tipo de floresta devido à neve no solo e ao frio intenso.
A região possui duas estações bem definidas, o inverno bastante rígido e o verão com temperaturas abaixo de 20ºC. No verão os dias são longos enquanto que no inverno, os dias são mais curtos e a precipitação cai sob a forma de neve.
No período de calor a neve derrete em alguns lugares formando lamaçais ideais para o desenvolvimento de vários insetos. Estes servirão de alimento para as espécies de aves que habitam a região.
A fauna compõe-se de renas, ursos, lobos, raposas, linces, arminhos, coelhos,lebres e diversas espécies de aves como os falcões. Para se proteger do frio os animais podem hibernar (urso, por exemplo) ou trocar de pele ou de cor (arminho), ou, ainda, migrar para regiões mais quentes (aves). Outra maneira de se proteger é desenvolvendo pêlos e peles adaptados ao clima extremamente frio (lobos,