Floresta Boreal
Características
A floresta boreal é uma mistura de betuláceas e de resinosas. Estas árvores resistem a condições climáticas difíceis: temperaturas muito baixas, solo gelado durante uma grande parte do ano.
A água é abundante. Existem inúmeros pântanos. As sementes têm dificuldade em germinar nestas condições.
É muitas vezes necessário secar o solo, vazando os fossos, de forma a permitir à floresta a sua regeneração.O solo e fino pobre e nutrientes.
Inverno e Verão
Países que são encontrados a floresta boreal Alasca, Canadá, sul da Groelândia, parte da
Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão.
Clima
O clima é subártico, com ventos fortes e gelados durante todo o ano. Essas florestas são frias e recebem pouca precipitação.
As estações são duas, Inverno e Verão no Inverno é muito frio. havendo precipitação em forma de neve. os dias são pequenos. Já no Verão é muito curto durando de três a seis meses, os dias são longos e mais 'quentes' e o solo degela completamente.
Flora
A vegetação é pouco diversificada devido às baixas temperaturas registradas (a água do solo encontra-se congelada), sendo constituída sobretudo por coníferas abetos (como o Abeto do Norte) e pinheiros (como o
Pinheiro silvestre), cujas folhas aciculares e cobertas por uma película cerosa, as ajuda a conservar a umidade e o calor durante a estação fria.
As árvores demonstram a existência de adaptações ao meio.Sendo de folha persistente, conservam, quando a temperatura baixa, a energia necessária à produção de novas folhas e assim que a luz solar aumenta começando de imediato a realizar a fotossíntese.
Fauna
Os animais aqui existentes são alces, focas, renas, veados, ursos, lobos, raposas, linces, arminhos, martas, esquilos, socis morcegos, coelhos, lebres
,tigres e aves diversas como por exemplo picapaus e falcões.
Muitos animais, sobretudo aves, migram para climas mais quentes assim que a temperatura começa a baixar.
Outros ficam, encontrando-se