Floresta Amazonica2
688 palavras
3 páginas
Floresta AmazônicaÍndice
Localização
Fitofisionomia
Clima
Fauna e Flora - ameaças de extinção Solo
Ameaças
Graus de devastação
Localização
Localizada na região norte da América do Sul, espalha-se pelos territórios do Brasil, Venezuela,
Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa
Floresta Amazônica (território completo)
Floresta Amazônica
Território Brasileiro
Fitofisionomia
A Floresta Amazônica apresenta 3 tipos de mata: mata de igapó: constantemente inundada, é formada principalmente por palmeiras e árvores não muito altas, emaranhadas por cipós e lianas. É bastante rica em espécies vegetais; mata de várzea: mais compacta, sofre inundações periódicas (cheias). Apresenta árvores maiores, sobressaindo as seringueiras, por seu valor econômico; mata de terra firme: pouco inundada, é a que apresenta árvores mais altas.
Nela são comuns o castanheiro, o guaraná e o caucho.
Clima
Tipo : Equatorial (quente e úmido)
As médias térmicas mensais são elevadas (entre 25C e 28C ) e praticamente não há inverno .
Apenas em alguns curtos períodos ,quando a frente fria oriunda do sul do continente consegue atingir a parte ocidental da Amazônia , a temperatura desce a 16C ou
18C.
As chuvas são abundantes(entre 1600 e 2500 mm por ano ) e ocorrem quase durante o ano todo, embora normalmente se concentre mais de dezembro a maio.
Solo
Com exceção de alguns trechos de terras negras e férteis, os solos amazônicos são pobres: possuem pouca fertilidade natural e estão sujeitos à erosão provocada pelas chuvas ,que podem aos poucos destruí-los .Na realidade ,é a vegetação que alimenta e protege os solos deste local. A grande quantidade de plantas próximas umas das outras impede que a água das chuvas caia diretamente no solo, desgastando-o com o impacto.
Além disso, as folhas os frutos que caem continuamente no chão são decompostos por microrganismos (bactérias e fungas) e absorvidos pelo solo ,contribuindo para manter uma camada
de