Flores
O gineceu corresponde à parte feminina e é formado pelas seguintes partes:
• Ovário: representa a porção basal ou sub-basal do gineceu, usualmente dilatada, dentro dos quais se desenvolvem os óvulos. Usualmente, após o processo de polinização, o ovário se desenvolve e origina o fruto.
• Estilete: porção do gineceu que liga o ovário ao estigma.
• Estigma: porção usualmente distal do gineceu, onde uma estrutura de superfície glandulosa e diferenciada recebe os grãos de pólen trazidos pelo agente polinizador.
O androceu representa a parte masculina de uma planta e é formado por um filete e pela antera. O filete é uma estrutura usualmente cilíndrica, que suporta as anteras. As anteras representam a região apical dos estames, onde os grãos de pólen são produzidos.
Além do androceu e do gineceu podemos observar nas flores as sépalas e as pétalas. Coletivamente, dizemos que as sépalas constituem o verticilo conhecido como cálice e o conjunto de pétalas, por sua vez, formam a corola. Estruturalmente, tanto as sépalas quanto as pétalas se assemelham às folhas. Em geral, as sépalas possuem uma coloração esverdeada, enquanto as pétalas são extremamente coloridas e delgadas, apesar de, em algumas flores (como no caso do lírio mostrado na figura ambos os verticilos serem semelhantes em sua cor e textura. O conjunto formado pelo cálice (sépalas) e pela corola (pétalas) recebe o nome de perianto.