florence
FLORENCE NIGHTINGALE, conhecida como a mãe a enfermagem moderna, nasceu em Itália no dia 12 de maio de 1820. Diferentemente das mulheres de sua época, obteve boa formação acadêmica e se tornou uma linguista com um farto conhecimento em ciências, matemática, literatura e arte, além de filosofia história e política. Contribuiu no campo da Estatísticas como pioneira na utilização de gráfico setorial para representação visual de informações.
Obteu-se 'sucesso' após o resultado de seu trabalho durante a Guerra da Criméia (1853-1856), local onde lutou para trazer melhoria no atendimento e boas condições sanitárias para os feridos, solicitando ataduras, leitos, materias de limpeza, alimento, preocupando-se sempre com o bem-estar dos soldados.
NIGHTINGALE, visitou Kaiserwerth durante catorze dias em 1850 e candidatou-se a estudar na primeira escola de enfermagem, Fliedner School of Nursing, e foi admitida em julho de 1851. Estudou durante três meses e desenvolveu habilidades no atendimento e administração de enfermagem.
Voltando ao seu país, através do Sir Sidney Hebert (Secretário da Guerra), recebeu um convite para participar da Guerra da Crimeia. Chegou acompanhada de 38 enfermeiras à Guerra em 1854. Neste período inicial a taxa de mortalidade nas instalações hospitalares era de 42,7%, seis meses após a chegada de Florence as taxas caíram para 2,2%. Por dados podemos considerar Florence Nightingale como a primeira enfermeira pesquisadora.
O principal enfoque de Florence era o controle do ambiente que o indivíduo estava inserido, tanto os doentes quanto os sadios. Ela discutia necessidades básicas, como ventilação e luz, disposição apropriada dos esgostos e nutrição adequada.
Seu trabalho mais acessível está no Notes on nursing, texto com a finalidade de dar indicações às mulheres encarregadas da saúde de outros, porém, realizou outras citações como: Note on hospitals e Introductory notes on lyingin-institutions assim como diversas cartas.