Flip Flop
- Introdução: em eletrônica e circuitos digitais, o flip-flop ou multivibrador biestável é um circuito digital pulsado capaz de servir como uma memória de um bit. Um flip-flop tipicamente inclui zero, um ou dois sinais de entrada, um sinal de clock, e um sinal de saída, apesar de muitos flip-flops comerciais proverem adicionalmente o complemento do sinal de saída. Alguns flip-flops também incluem um sinal da entrada clear, que limpa a saída atual. Como os flip-flops são implementados na forma de circuitos integrados, eles também necessitam de conexões de alimentação. A pulsação ou mudança no sinal do clock faz com que o flip-flop mude ou retenha seu sinal de saída, baseado nos valores dos sinais de entrada e na equação característica do flip-flop. De forma geral podemos representar o flip-flop como um bloco onde temos 2 saídas: Q e Q', entrada para as variáveis e uma entrada de controle (Clock). A saída Q será a principal do bloco. Este dispositivo possui basicamente dois estados de saída. Para o flip-flop assumir um destes estados é necessário que haja uma combinação das variáveis e do pulso de controle (clock). Após este pulso, o flip-flop permanecerá neste estado até a chegada de um novo pulso de clock e, então, de acordo com as variáveis de entrada, mudará ou não de estado.
- Material Utilizado:
• Protoboard;
• Ci’s 7432, 7408, 7404;
• Fios para jumper e alimentações;
• Computador com simulador ;
- Procedimento Experimental:
Com os materiais em mãos, foi ligado e conectado os componentes conforme circuito dado, alimentado e verificado seu funcionamento e resultados apresentados. - Resultados Obtidos:
1-Análise operacional de circuito latch com porta NAND;
1.1 - A partir das simulações com as chaves A e B nas entradas dos circuitos, verifique o funcionamento do latch e monte a tabela verdade.
A B Q Q'
0 0 1 1 =