Projetos - Rio São Francisco
O tema que iremos abordar será: a transposição do Rio São Francisco, os objetivos, as supostas polêmicas envolvidas, o prejuízo das obras e todo o seu arsenal.
METODOLOGIA: Visamos ter um trabalho mais sóbrio e comunicativo. Não pretendemos apresentar experiências, apenas maquete e cartazes. O conteúdo será autoexplicativo e bastante simples relacionado inteiramente ao tema.
Objetivos do Trabalho:
*Alertar sobre determinado assunto.
*Expor ideias para outros.
*Mostrar para a população um assunto de grande importância social e política.
*Influenciar, ainda que pouco, no modo que algumas pessoas pensam em relação com o tema abordado.
O Projeto
O projeto de transposição do Rio São Francisco é um tema bastante polêmico, pois engloba a suposta tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do semi-árido brasileiro, a seca; e, ao mesmo tempo, trata-se de um projeto delicado do ponto de vista ambiental, pois irá afetar um dos rios mais importantes do Brasil, tanto pela sua extensão e importância na manutenção da biodiversidade, quanto pela sua utilização em transportes e abastecimento.
Em um dos seus piores anos desde que começou a sair do papel, as obras de transposição das águas do Rio São Francisco receberam de janeiro até julho só 4,2% do orçado para 2013, R$ 1,246 bilhão. O fraco ritmo de pagamentos não aparece somente no desembolso efetivo do governo federal. Quando se considera o total de dinheiro empenhado, a "garantia formal" de que as construtoras serão pagas, o governo atingiu apenas 15,5% do orçamento. O ritmo de 2013 é melhor apenas do que 2007 e 2008, quando a transposição dava seus primeiros passos.
A transposição do São Francisco foi a grande promessa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também serviu de plataforma política para a presidenta Dilma Rousseff no Nordeste. A obra é composta por dois grandes canais que somam mais de 700 quilômetros e vão retirar