Flexão
Conceitos basicos:
- Deformação elastica > flexao > volta ao estado original
- Deformação plastica > dobramento > nao volta ao estado original
- Dar exemplos de situações de flexao e dobramento, como trampolim
- Nesta imagem vemos um corpo apoiado em duas extremidades, e ao lado um corpo preso apenas de um lado. Ambos os corpos estão sob ação de uma força F ou um esforço de flexão, que está agindo perpendicular ao eixo dos corpos.
- Uma região é contraída pela força F, devido a compressão. Ao mesmo tempo, outra região se alonga por causa da tensão. Entre as duas regiões, existe uma linha neutra, que permanece inalterada. /////
O ensaio de flexão e o ensaio de dobramento utilizam praticamente a mesma montagem, adaptada à máquina universal de ensaios:
· dois roletes, com diâmetros determinados em função do corpo de prova, que funcionam como apoios, afastados entre si a uma distância preestabelecida;
· um cutelo semicilíndrico, ajustado à parte superior da máquina de ensaios.
- O ensaio de flexao possui um extensometro na montagem do corpo de prova. Ele é colocado no centro e embaixo do corpo de prova. Ele fornece a medida da deformação, que chamamos de flexa. A flexa corresponde a posição de flexao maxima.
- A flexao do material depende da distancia entre o ponto da força aplicada e o ponto de apoio, chamos de momento fletor.
- Momento de inercia controla a deformação de acordo com a forma do produto, dependedo do formato do corpo cada um tem uma formula.
- Modulo de resistencia, é igual ao momento de inercia divididos pela distancia da linha neutra a superficie do material
- Sendo assim, temos que tensão de flexao é igual ao momento fletor, divididos pelo modulo de