Flexão
1- Cisalhamento Transversal
No capítulo 7 foi desenvolvida uma maneira para encontrar a tensão de cisalhamento em vigas com seção transversal prismática, feitas de material homogêneo que se comporta de maneira linear-elástica. A análise desenvolvida limita-se de certo modo a casos especiais de geometria de seção transversal. Ao contrario do que se espera, ele é amplamente aplicado em projetos e análises de engenharia. O capítulo 7 também abordou os centros de cisalhamento.
1.1 Cisalhamento em Elementos Retos
Foi mostrado que em geral que as vigas suportam tanto cargas de cisalhamento como as de momento fletor. O cisalhamento V é o resultado de uma distribuição de tensão de cisalhamento transversal da viga.
As tensões de cisalhamento longitudinais associadas também atuam ao longo dos planos longitudinais associadas também atuam ao longo dos planos longitudinais da viga. Pode-se ver que as tensões de cisalhamento desenvolvem deformações de cisalhamento, e estas tendem a distorcer a seção transversal de maneira bem complexa.
A o desenvolver a fórmula da flexão, deu-se como certo que as seções transversais tinham de permanecer planas e perpendiculares ao eixo longitudinal da viga após a deformação. Apesar de essa condição ser em geral violada quando a viga está submetida a flexão e cisalhamento, pode-se supor, que em geral, que a distorção da seção transversal descrita anteriormente é tão pequena que pode ser desprezada. Essa hipótese é