Flexibilização do Currículo do Ensino Médio e da Educação dos Jovens e Adultos
Atividade para disciplina Escola currículo e sociedade
Flexibilização do Currículo do Ensino Médio e da Educação dos Jovens e Adultos
O Ensino Médio é ministrado em uma fase de transição da vida de um aluno. Muitos aspectos fisiológicos e sociais estão em mudanças e partes dos alunos precisam começar a trabalhar para ajudar a família. Com isso não conseguem dar plena atenção aos estudos, o que é preocupante.
A inovação no ambiente escolar é algo urgente. O formato educacional que temos tem se tornado inadequado frente aos avanços da sociedade em geral. Acredito que a proposta do ProEMI deveria ser utilizada em todas as escolas, pois com uma reestruturação do currículo, aliando prática e teoria, o aproveitamento seria maior, pois daria base para a profissão que ele pretende seguir. Outra possibilidade seria o uso das novas tecnologias como ferramenta para otimizar o tempo na escola, usando recursos como tablets, lousas digitais, apostilas on-line, o aluno e o professor conseguiriam falar sobre o assunto com mais qualidade. Além disso, é preciso destacar que estamos trabalhando com uma geração de pessoas com maior apelo de aprendizagem visual, que fixa melhor o conhecimento ao ver de forma mais concreta o que o professor está explicando.
A formação dos professores também é uma questão que precisa ser tratada, principalmente quanto ao uso das tecnologias, pois segundo Sacristán (2008) “são propostos aos professores de hoje competências e conteúdos para desenvolver nos currículos muito diferentes dos que ele estudou, sem que os mesmos compreendam o significado social, educativo e epistemológico das novas propostas frente às anteriores”.
Quanto aos alunos da EJA, penso que a flexibilização de conteúdos, disciplinas e principalmente horários seria a melhor forma de atender esta demanda de estudantes. Grande parte deles já sente a necessidade de voltar aos estudos, pois o mercado de trabalho exige, no entanto, muitas