Flambagem
Na seleção de materiais para projetos, escolhe-se o que melhor apresentar os parâmetros para o desenvolvimento de uma estrutura estável. São basicamente três características que definem os materiais: resistência, rigidez, estabilidade.
Tais características, quando o material é escolhido adequadamente, podem evitar falhas, que são as principais causas de comprometimento das estruturas. A flambagem é uma importante falha que deve ser tratada minunciosamente.
A flambagem consiste na deflexão lateral de um elemento sob uma carga de compressão axial.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1- ESTABILIDADE DAS ESTRUTURAS
Partindo do princípio que todo problema no qual uma estrutura está sujeita a forças envolve equilíbrio, torna-se necessário a definição de equilíbrio e estabilidade de equilíbrio.
2.2- APLICAÇÃO DO EQUILÍBRIO A ELEMENTOS SUBMETIDOS À COMPRESSÃO
Deseja-se dimensionar a coluna AB de comprimento L que vai suportar a carga P conforme apresentado na Figura 2 a seguir. O elemento AB é tido como perfeitamente reto e rígido e considera-se que não há fricção n pino em A e que a carga P é aplicada no eixo do elemento.
Inicialmente, poderíamos concluir que a coluna estaria bem dimensionada se a área A da seção transversal fosse escolhida de modo que o valor da tensão () em qualquer ponto da barra esteja abaixo da tensão admissível do material utilizado e se a deformação ( ) se mantiver dentro das especificações recomendadas.
No entanto, o fenômeno de flambagem pode ocorrer na barra. Ao aplicar a força P; em vez de permanecer com o seu eixo retilíneo, a coluna se torna subitamente encurvada. Quando isso ocorrer, sob um carregamento especificado no cálculo, significa que a coluna não foi dimensionada corretamente.
Na Figura 2 no ponto , observa-se uma mola com constante elástica . Ao ser provocado um deslocamento na barra, a mola produz em A um momento de restauração que tende a