fkrkf

1296 palavras 6 páginas
Evolução das regras do futebol

1866: permitidos os passes para frente
A regra original simplesmente não permitia passes para frente: todo jogador que estivesse mais próximo da meta adversária que o passador estava impedido, e não podia receber a bola. No rugby, esta regra permanece até hoje. Mas o futebol mudou em 1866: o passe para frente passou a ser permitido, desde que houvesse três defensores entre o recebedor do passe e o gol. Esta foi, sem dúvida, a mudança de regra mais impactante sobre o jogo. Uma fita vermelha esticada entre as traves passou a determinar a altura do gol.

1871: goleiros
Outra mudança fundamental na regra se deu em 1871: passou-se a permitir que um jogador utilizasse as mãos para impedir gols do adversário. Era inventada a solitária profissão de goleiro. Também foi neste ano que começou a competição oficial de futebol mais antiga ainda em disputa: a FA Cup, vencida em março de 1872 pelo Wanderers FC.

1872: escanteios
Desde 1869, já existia a noção de tiro de meta. Em 1872, os escanteios passaram a ser cobrados, quando a bola fosse colocada para fora por um defensor.

1873: mudança na regra do impedimento
A posição de impedimento passa a ser definida quando a bola é tocada, não quando ela é recebida.

1874: expulsões e mudança de lado no intervalo
A regra passa a prever as expulsões para ofensas graves, e a mudança de lado no intervalo. O uso de caneleiras também é permitido.

1875: travessão
Até aqui, a altura do gol era determinada apenas por uma fita. A partir de 1875, o travessão passa a compor o gol.

1877: duração de noventa minutos
Ficou finalmente estabelecido que uma partida de futebol duraria noventa minutos.

1890: redes nos gols
Começam a ser utilizadas as redes atrás das traves nos gols (curiosidade: até hoje, a Regra do Jogo não obriga a presença das redes).

1891: árbitros são necessários
O futebol foi criado sob a premissa de que os jogadores seriam cavalheiros e jamais cometeriam faltas

Relacionados