fixamento o conceito de imperio

2403 palavras 10 páginas
- O conceito de império
"O Império Romano nasceu no Mediterrâneo oriental; e foi no Mediterrâneo oriental, na cidade de Constantinopla, que morreu. Podemos quase dizer que ele era oriental em sua origem, podemos, de qualquer forma, afirmar que era helenístico, e helenístico significa a fusão do grego e do oriental. O processo de evolução política que preparou o seu nascimento começou no Ocidente, numa cidade de Tibre que dava para o Mar Tirreno, voltada para o sol poente; e foi o gênio legislador dos cidadãos romanos - com suas concepções de império e província, potesta e maiestas - que deu ao Império a estrutura de suas instituições." (página 61)
"Devemos reconhecer no Império Romano o resultado da fusão da evolução política romana e da estrutura institucional romana com as ideias helenísticas." - Encontro da cultura grega com a cultura oriental. (página 62)
"Qualquer que tenha sido a inspiração das ideias gregas sob as quais Alexandre começou; qualquer que tenha sido sua concepção original de uma 'cruzada' e a dominação dos 'bárbaros' sob os gregos - é certo que ele chegou sob a influência das tradições mais antigas e abraçou uma política diferente. Rejeitando o conselho oferecido por Aristóteles em um tratado, Do Reinado, de que "deveria distinguir entre gregos e bárbaros. [...] ele procurou unificar o Oriente e o Ocidente em igualdade." (página 63)
"Eratóstenes pôde declarar a unidade da humanidade, recusando-se a concordar com aqueles que dividiam a humanidade em gregos e bárbaros e aconselhavam Alexandre a tratar os primeiros como amigos e os últimos como adversários, e declarando que era melhor dividir os homens simplesmente em bons e maus." (página 63)

"Mas uma unidade como a que Alexandre fundara necessitava de um princípio coeso: ela precisava de um centro comum de vínculo e lealdade pessoais." (página 64)
"O rei divinizado podia reivindicar para si a universalidade e receber a adoração universal de um deus manifesto." (página 64)
"Mas se a

Relacionados

  • LEITURA
    97179 palavras | 389 páginas
  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas