Fitoterápicos
NOME DO ALUNO
RESUMO: Devido aos avanços tecnológicos na área farmacêutica, pesquisas e estudos são desenvolvidos a fim de otimizar a fabricação de fármacos com produtos nacionais principalmente usando matéria prima natural. O uso da flora como medicamento é uma prática muito antiga no Brasil. Entretanto é necessário que haja investimento no mercado farmacêutico para que pesquisas e estudos acarretem em medicações seguras que viabilizam a promoção da saúde, de forma menos agressiva ao organismo levando em consideração que se trata de um produto orgânico.
Palavras-chave: Farmacos; Naturais; Produtos; Indústria.
ABSTRACT: Due to technological advances in pharmaceutical research and studies are designed to optimize the manufacture of drugs with primarily domestic products using natural materials. The use of plants as medicine is a very ancient practice in Brazil. However there is a need for investment in pharmaceutical market research and studies that leads to safe medications that enable health promotion, less aggressive to the body taking into account that it is inorganic product.
Keywords: Drugs; Natural; Products; Industry.
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios o homem faz uso dos recursos oferecidos pela flora, para a prevenção e o tratamento de diversas patologias. O primeiro a descrever o uso de plantas como recurso terapêutico foi o botânico grego Pedanios Dioscorides no ano 78 d.c, no entanto á relatos que na China 3.000 a. c. o uso das plantas como medicação era comum entre os povos. Entretanto os gregos são considerados os pioneiros da técnica, pois além de plantas eles exploravam minerais e proteínas animais para a fabricação de medicamentos (TUROLLA, 2006).
As plantas medicinais geram um tema de discussão interminável entre químicos e farmacólogos. No Brasil este tipo de recurso terapêutico é usado há séculos, porém sem o devido embasamento cientifico o que pode acarretar em danos á saúde do individuo (PERES, 2007).
De forma