Fitoterapia
R: Cascara sagrada: A cáscara sagrada é um catártico. Seu principal uso é na correção habitual da constipação, onde não exerce somente uma ação laxativa, mas restabelece o tônus natural do cólon.Produz excitação branda e regular do peristaltismo.Após a ingestão do fármaco por via oral, ocorre a liberação de heterósidos no intestino grosso. Neste local pela ação enzimática da flora bacteriana, ocorre hidrolise e liberação de agliconas que atuam sobre mucosa, aumentando peristaltismo.Em pequenas doses atua como estimulante do apetite e em doses maiores atua como laxante e purgativo suave. Sua atividade laxativa é resultante da ação de um conjunto de constituintes antracênicos livres, sob a forma de heterosídeos oxidados e reduzidos.A ramnotoxina, que é um albuminóide presente na planta fresca é o principio responsável pela ação fortemente emética.
Alcachofra: O extrato da alcachofra é utilizado para tratar problemas de dispepsia (gastrite, meteorismo e flatulência, gastropatia nervosa, cólon irritável, doença do trato biliar funcional), especialmente aquelas causadas por problemas funcionais relacionados com o sistema biliar descendente. Suas folhas possuem propriedades colerética, diurética, hipocolesterolêmica bem como hepatoestimulante e hepatoregeneradora. A cinarina, um composto da alcachofra, é a principal responsável pelas atividades colagoga e colerética da droga, porém os flavonoides também possuem grande importância, não só na inibição da biossíntese e aumento da excreção do colesterol hepático como também na atividade anti-trombótica e anti-arterosclerótica da planta.
Erva doce: A grande aplicação da erva-doce no Brasil é para problemas gastro-intestinais. Provavelmente é um dos primeiros chás que nós tomamos, ainda quando somos bebes e estamos no colo de nossas mães. É muito