Fito e Fito
Fitossociologia de um trecho de floresta com Araucaria angustifolia no município de Caçador/SC.
Aluno(a):
Carla Regina Becker
Disciplina:
Fitossociologia e Fitogeografia
Prof.(a):
André Jasper
Lajeado, 30 de novembro de 2011.
O artigo estudado, entitulado como Fitossociologia de um trecho de floresta com Araucaria angustifolia no município de Caçador/SC, foi escrito por Raquel A. B. Negrelle e Fernando C. da Silva, ambos biólogos e publicado no Boletim de Pesquisa Florestal, páginas 37 à 54, em 1992.
Os autores introduzem o artigo com dados estatísticos sobre a ocorrência da Araucaria angustifólia no estado de SC. Segundo KLEIN, (1960), citado pelos autores, a mata com Araucaria angustifólia é a formação florestal mãos importante e de maior área no Estado.
Contatam os autores que, apesar da importância da Floresta Ombrófila Mista com Araucaria, em termos de cobertura florestal no Estado e da crescente devastação a que este tipo de formação vem sendo submetida, poucos estudos tem sido realizados. Afirmam os autores ainda que, as pesquisas conduzidas para estudos fitossociológicos, tanto no Estado de SC como nos demais locais de ocorrência de Araucaria, são consideradas insuficientes. Considero esta segunda afirmação não pertinente, tendo em vista o que os dados apresentados no Inventário Florestal Permanente do Rio Grande do Sul são expressivos.
O artigo, por sua vez, não apresenta as características das formações com Araucaria do Estado de SC, ele apresenta as características das unidades amostrais do levantamento in loco.
Em um dado momento os autores tentam igualar as formações com Araucaria dos Estados de SC e RS, o que comprovadamente não é possível ser feito. Os autores apenas mencionam que os resultados obtidos no levantamento são compatíveis aos resultados obtidos por outro autor (Jarenkow, 1995), feitos em uma fitocenose