trabalho de fito
2. O método de determinação da densidade do solo, o de maior utilização é do anel volumétrico, o qual consiste na amostragem de solo com estruturas indeformada num anel cilíndrico metálico, apresentando a vantagem de ser um método simples e de baixo custo com bons resultados.
3. As aplicações são de fração solida do solo e geralmente varia entre 2,60 a 2,75 g/cm, no entanto para solos contendo ate 5% de matéria orgânica consideram-se em geral 2,65g/cm um valor representativo da densidade de partícula.
4. A densidade de partículas pode ser utilizada no calculo da porosidade total e no tempo de sedimentação, e também como critério auxiliar na classificação de minerais.
5. Solos compactados também reduzem a porosidade, oque ocasiona uma elevação na densidade do solo, tomando-as mais resistente a penetração das raízes, solos com maior teor de matéria orgânica apresenta maior porosidade devido ao efeito desta na agregação.
6. No entanto, mais importante que a porosidade é o tamanho dos poros, macroporos facilitam a drenagem enquanto os microporos tendem a reter a água do solo, o processo de compactação aumenta a microporosidade, possibilitando em alguns casos o aumento da disponibilidade de água para as plantas. 7. A disponibilidade de agua para as plantas depende basicamente da textura, estrutura e teor de matéria orgânica do solo, em geral a umidade do ponto de murcha aumenta gradativamente a medida que a fração das partículas finas aumenta , solos argilosos apresenta uma maior umidade no ponto de murcha.
8. Para determinar a textura do solo são necessárias a analise granulométrica, suas frações são: areia muito grosa, areia grosa, areia media, areia fina, areia muito fina, silte,