FITA DE RNA
1. Com relação ao item “d” acima, como denominamos essa característica do código genético, qual sua importância com relação as mutações?
Sua importância é uma possibilidade para que a redundância diminua os efeitos das mutações, se não houvesse essa redundância, 20 códons designariam os aminoácidos e 44 levariam ao termino da cadeia, seria então muito mais alta ao código não redundante. É importante reconhecer que as mutações para o termino de cadeia geralmente levam as proteínas inativas, enquanto a substituição de um aminoácido por outro é menos prejudicial. As mutações dividem-se em três grupos, as genômicas, as cromossômicas e genicas, segundo a quantidade de DNA envolvido.
2. Discuta porque a sua cadeia polipeptídica é diferente daquela obtida por seu colega.
Elas são diferentes pois não precisam estar exatamente iguais para serem reconhecidas, precisam encontrar a sua combinação, para formar o processo no qual a mensagem genética é passada do DNA para uma fita de RNAm, com o auxílio da ação catalítica da enzima RNA polimerase.
3. Com base na resposta anterior o que você pode concluir da relação de nucleotídeos da fita molde do DNA, sequencias de nucleotídeos do RNAm e sequencia de aminoácidos polipeptídio?
Pude concluir que tudo começa com o DNA que forma uma mensagem genética correspondentes aos quatro nucleotídeos: A (adenina), T (timina), C (citosina) e G (guanina). Com essas quatro letras é preciso formar trincas de bases que serão a sequência de aminoácidos polipeptídios, estes serão transportados pela fita de RNAm, formando assim o código genético.
Questionário da fita de RNA
1. Se fosse a outra cadeia de moléculas de DNA que determinasse a síntese do RNAm, este seria igual ou diferente do obtido?
Não, pois os filamentos são transmitidos de geração para geração, as moléculas não são iguais, mais complementares.
2. O que significa fita codante ou sense e fita molde ou no sense da molécula de DNA?