Matematica financeira
“Matemática Financeira pode ser resumida em uma frase: é o valor do dinheiro no tempo”
1. CAPITALIZAÇÃO SIMPLES
Nesse capítulo iremos nos familiarizar com as variáveis de Matemática Financeira, aprendendo a relacionar taxas de juros e prazos, e teremos contato com a capitalização simples. Vale destacar a importância de se compreender como os juros simples variam de forma linear em função do tempo.
1.1 Conceito de Juro, Capital e Taxa de Juros:
A) Juro: é a remuneração do capital emprestado, podendo ser entendido, de forma simplificada, como sendo o “aluguel” pago pelo uso do dinheiro.
Fatores que influenciam a taxa de juros:
Risco: probabilidade de o tomador do empréstimo não pagar.
Despesas: todas as despesas contratuais, operacionais e tributárias necessárias para fazer o empréstimo e receber.
Inflação: índice de desvalorização do poder aquisitivo no prazo do empréstimo
Ganho (ou lucro): determinado em função de oportunidades de investimentos de igual risco.
B) Capital: entende-se por capital, sob o ponto de vista de Matemática Financeira, qualquer valor expresso em moeda e disponível em determinada época.
C) Taxa de Juros: é a razão entre os juros recebidos (ou pagos) no fim de um período de tempo e o capital inicialmente empregado. A taxa está sempre relacionada com uma unidade de tempo (dia, mês, trimestre, semestre, ano, etc).
Nesse ponto devemos destacar que como a taxa de juros nos é normalmente apresentada de forma percentual, ela deve ser transformada em unidade para que possamos utilizá-la nas diversas fórmulas, assim como nas calculadoras, bastando para isso dividi-la por 100.
Portanto, uma taxa de juros de 100% será representada pelo número 1, uma taxa de juros de 40% por 0,40 e uma taxa de juros de 2% por 0,02. Da mesma forma, após os cálculos realizados, devemos multiplicar a taxa de juros unitária encontrada para que possamos apresentá-la na forma percentual.
Ademais, não devemos