FISSURAMENTO
Fissuramentos são defeitos que ocorrem em pavimentos flexíveis, a maioria deles por falta de construção, de estrutura ou de suporte destruindo o pavimento por inteiro ou em pontos isolados.
Esquema do pavimento “REVESTIMENTO”
Subleito: É terreno de fundação do pavimento, ou seja, a camada final de terraplenagem. Caso apresente tolerâncias fora da especificadas da norma, quanto ao acabamento de superfície (topografia), ou ao grau de compactação exigido, existe a necessidade de realizar a regularização.
Regularização: É a operação destinada a conformar o leito estradal, longitudinal e transversalmente, dando à superfície as características geométricas do pavimento acabado.
Reforço do Subleito: É a camada de espessura constante, determinada de acordo com o dimensionamento do pavimento e constituída de materiais provenientes de jazidas. Estes materiais terão sempre características superiores as do subleito e escolhidos dentre os melhores disponíveis, ao longo do trecho.
Sub-base: É a camada complementar a base, só é utilizada quando por circunstâncias técnico-econômicas não for aconselhável construir a base diretamente sobre o reforço.
Base: É a camada destinada a receber, transmitir e distribuir os esforços verticais oriundos do tráfego às camadas subjacentes. Sobre ela se coloca o revestimento.
Revestimento: É a camada superior, destinada a proteger as camadas inferiores da deterioração. Recebe diretamente as ações do tráfego, sendo a camada mais nobre do pavimento, pois necessita alto poder de suporte, alta resistência ao desgaste quanto à durabilidade e ser a menos ondulada possível para proporcionar melhor conforto, sendo logicamente a de maior custo econômico.
DEFITOS DE TRINCAMETOS
TRINCAMENTO POR FADIGA :
Tipo couro de jacaré.
Sendo o processo diretamente afetado pela frequência e tipo de carregamento, temperatura e envelhecimento do material
TRINCAMENTO TRANSVERSAL:
Causado pelo envelhecimento do ligante asfáltico.