dfadfsa
277 palavras
2 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁSDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
Patologia e Recuperação de Obras: Estudo de Caso de Patologia
Camila Cunha Barbosa
Heloisa Ferreira Cavalcante de Lima
Goiânia, 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
Patologia e Recuperação de Obras: Estudo de Caso de Patologia
Camila Cunha Barbosa
Heloisa Ferreira Cavalcante de Lima
Estudo de caso de patologia como requisito de avaliação na disciplina de Patologia e Recuperação de Obras no curso de graduação de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob orientação da professora Lucyene Abrahão.
Goiânia, 2013
SUMÁRIO
RESUMO 4
1 ESTUDO DE CASO 5
REFERÊNCIAS 6
ANEXOS 7
RESUMO
A falta de qualidade na construção civil brasileira é latente. Diversos são os prejuízos materiais e perdas de vidas que ocorrem por colapsos estruturais em edificações construídas com materiais inadequados, erros de projeto, falhas estruturais ou mau conservação.
1 INTRODUÇÃO
Observou-se manifestações patológicas possivelmente decorrentes de movimentações da cobertura devido a variações térmicas, causando fissuras na parte superior da parede de vedação, provavelmente por não possuir viga de coroamento para receber carga do telhado.
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR14724:2011:Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação.
VALLE, Juliana Borges de Senna. Patologia das Alvenarias. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
ANEXOS
FIGURA 1 – FISSURAMENTO ALVENARIA DE VEDAÇÃO.
FIGURA 2 – FISSURAMENTO ALVENARIA DE VEDAÇÃO E FORRO.